sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Ainda sobre o TEDx Luanda 2018


Estive a refletir no que um dos oradores, considerado por muitos a melhor Talk da 5-Ed-TEDxLuanda, Akiules Neto, disse
“nós jovens devemos ser um canivete suíço”.

Não foque logo no sentido literal da palavra “canivete suíço” foque na palavra “canivete”. Acredito que todos nós já vimos um canivete, quem nunca viu finge que já, e depois procura no Google, não sei se deram esse nome de “canivete suíço” porque inventaram na Suíça, enfim. Continuando...

Se pegares num canivete verás que ele tem várias funções (ex: faca, alicate, etc.) 

O que esse orador quis dizer com ser um canivete suíço? É o mesmo que um outro orador “Murilo Gun” disse do “cinto do Batman” no “TEDxFortaleza”.

Murilo Gun considera o Batman o melhor super herói, porque não tem super poderes, então desenvolveu um cinto com ferramentas que lhe ajudam a sobreviver e a vencer, por isso do nome “cinto do Batman” A.K.A “cinto de habilidades”.

Ele, usando o seu cinto do Batman, foi uma das primeiras pessoas a fazer dinheiro quando a internet chegou ao Brasil sendo ainda adolescente. Actualmente é palestrante e comediante. 
Voltando aos canivetes ...
Cada um de nós deve ser um canivete suíço, ter a capacidade de desenvolver habilidades para enquadrar-se nas diferentes fases da vida. Não sejamos apenas “facas”, sejamos também “alicates”, “abridores de latas”,”saca rolhas” etc. Ter a capacidade de reinventar-se. É esta a ideia principal.

Me usando como exemplo , sou estudante de ciências da computação, participante da rede YALI (uma rede de jovens líderes africanos) estou usando meu cinto do Batman e canivete suíço sendo colunista. Como sempre gostei de escrever, aproveitei esta oportunidade para desenvolver esta habilidade.

E tu, que habilidades precisas desenvolver? 


Por: Adilson Dala 

0 comentários:

Postar um comentário