sábado, 27 de setembro de 2014
Cheguei aos 18 e agora?
Todo adolescente, sonha em chegar aos 18 anos.
É aquele mistério, aquela sensação de liberdade que faz desejar muito "aquela idade ". Esses pensamentos por vezes vêem pela "privação" que os pais nos fazem enquanto adolescentes, não podemos sair ( à noite então. ..) , pelo menos não sozinhos, temos limitações de horários, chegar a casa cedo, dormir cedo, fazer os trabalhos da escola, as tarefas domésticas, cuidar dos irmãos mais novos... Nossa é tanto controlo! Que pensamos : quando eu tiver 18 anos os meus pais "vão me ver no binóculo". Vou poder conduzir, trabalhar, ser independente. Pelo menos eu já pensei.
A verdade é que não é bem assim que as coisas funcionam, alguns não vão concordar comigo (por agora), mas a realidade é outra coisa.
Os nossos pais, enquanto somos crianças , tentam a todo custo ensinar-nos o valor do trabalho, da responsabilidade e da disciplina que são coisas que nós normalmente ignoramos. O facto é que o que tu fores, enquanto criança e adolescente, vai se repercutir na vida adulta.
Dai que não basta sonhar em querer chegar aos 18, tem que se planear e trabalhar para se conseguir o que se quer quando atingirmos esta idade. São esses valores que aprendemos que farão toda a diferença.
É claro que enquanto adolescentes não temos consciência disto, mas o tempo se encarrega de fazer - nos perceber.
Ok, porquê que estás a escrever isto Graciana?
Escrevo para que tu e eu, não nos esqueçamos de que chegar aos 18 anos é um sonho, existe sim mais liberdade, porém esta deve estar acompanhada de responsabilidade, para connosco e para com a sociedade. Vamos enfrentar novos desafios, como ingressar na faculdade, no mercado de trabalho, decidir se vamos casar ou não, deixar a nossa marca no mundo, enfim fazer a diferença.
Daí que temos que pensar nos 18 anos como a idade da definição do que queremos ser, de analisar o que alcançamos até agora, perspectivar e realizar sonhos ( embora isto comece desde a infância ). Pois eu acredito que o ser humano veio ao mundo para cumprir uma missão, e cabe a cada um de nós descobri - la. Nada melhor que aos 18 anos para começar.
A minha irmã cassula devia ler este texto. Valeu pela partilha!
ResponderExcluirA vida não é mesmo sempre como a planeamos...
Parabéns!
Obrigado.
O bom é que nunca tive esse fánatico sonho de chegar aos 18Y e tudo ser como quero☺
ExcluirGostei do Texto, parabéns