terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Terminei o Ensino Médio e Agora?

Mais um ano chegou e com ele muitas mudanças. Alguns estão a entrar para o ensino médio, outros a terminar, outros ainda a licenciar-se.Seja qual for a situação, a verdade é que o fim de um ciclo é o início de outro. Nunca paramos de crescer e de aprender. Perguntas como "Que curso farei?" "Será que terei emprego quando terminar?" "O que realmente quero ser?" "O que sei e gosto de fazer?" Ainda rondam na nossa mente, pensávamos  que quando chegássemos a esta altura saberíamos  tudo mas não, eu particularmente a cada dia descubro um talento diferente, o que torna muito mais difícil responder a estas questões. Mas hoje sei que muitas delas responderemos ao longo da vida e outras nem chegarão a ser respondidas.
Os que, como eu, iniciam a sua viagem para o ensino superior, de certeza que estão a sentir-se entre a espada e a parede, como se a escolha do curso, da faculdade ou do país a estudar determinará o rumo da nossa vida daqui para frente: sucesso ou fracasso  (é agora ou nunca). O que não deixa de ser verdade todavia, devemos lembrar que não existem certezas nesta vida, tudo a nossa volta pode ficar de patas pr'o ar num piscar de olhos. Não nego que chegou o momento de decidirmos o que queremos ser e fazer, que chegou a hora de contribuirmos de forma mais concreta para o desenvolvimento das comunidades em que vivemos, para evolução da humanidade seja no ramo das artes, investigação científica, política, religião ou desporto. O que quero dizer é que o rumo da nossa vida não depende totalmente destas questões/escolhas específicas, depende da nossa vontade e capacidade de vencer os obstáculos que a vida nos apresenta. O futuro se constrói no dia-a-dia, nas pequenas escolhas que fazemos, desde que acordamos até a hora em que deitamos. Se queremos ser bons médicos ou enfermeiros devemos tratar as pessoas com afabilidade agora, se queremos ser juízes, advogados ou procuradores, devemos ser justos em todas as acções presentes. Seja qual for o curso, a faculdade, o país que escolhermos,devemos nos dedicar de corpo e alma para darmos o nosso melhor, para realizarmos os nossos sonhos, os nossos ideias de vida. Esse é o cerne da questão.
Para os que reprovaram, não desanimem, têm agora mais uma oportunidade, um ano inteiro para recomeçar, o melhor de tudo é que têm vantagem de ter a matéria toda e podem estudar antecipadamente,  enquanto que os outros estudantes  terão contacto pela primeira vez. Para os que não poderão estudar este ano por razões de força maior, não desanimem, façam pequenos cursos (culinária, decoração, informática) habilitem-se ou abram pequenos  negócios , o que não se pode é estagnar, quem fica parado não constrói, não evolui. Lembrem-se o futuro faz-se agora! Boa sorte e muito sucesso.
Graciana Baptista in #MomentosdeReflexão 5/2/2016

0 comentários:

Postar um comentário